Pular para o conteúdo principal

Fitoterapia: O uso da Valeriana Officinalis




1 – Botânica: A Valeriana é uma planta herbácea perene, pertencente à família Valerianaceae. Tem sido usada terapeuticamente desde os tempos da Roma e Grécia antigas. É largamente distribuída na Europa e Ásia. As partes usadas na medicina são os rizomas e as raízes.


2 – Química: Os principais componentes do óleo volátil extraído das suas raízes são: ácido isovalérico, valerênico, hidroxivalerênico, acetoxivalerênico; kessano, kesóis, valeranona, ...Dentre os principais valepotriatos, destacam-se: valtrato, acevaltrato e o diidrovaltrato (iridóides).


3 – Farmacologia: O uso tradicional é como planta sedativa. É difícil definir com precisão o perfil de ação farmacológica da Valeriana, que tem sido considerada um agente calmante.


A valeranona exerceu um efeito hipotensor em ratos na dose de 5mg/Kg, embora seja um efeito fraco.

Um efeito tranqüilizante foi visto no choque elétrico, mas na dosagem de 31,6mg/Kg. Uma mistura de valepotriatos mostrou um efeito tranqüilizante em ratos.


Testes comportamentais em gatos mostraram diminuir a ansiedade e a agressividade. Valepotriatos apresentaram efeito espasmolítico.


O valtrato e o diidrovaltrato mostraram ser agentes musculotrópicos.


Diidrovaltratos pareceram inibir impulsos no hipocampo de modo similar a dos benzodiazepínicos.


O ácido valerênico e derivados mostraram que estes compostos tinham efeito sedativo em termos de diminuir a atividade locomotora e ataxia (dose de 50mg/Kg).


O ácido apresenta ação depressora central ou efeito neuroléptico. Mostrou,ainda, inibir um sistema enzimático que catalisa a degradação do neurotransmissor inibitório GABA (ácido gamaminobutírico).


O GABA faz diminuir a atividade do SNC e causa sedação. O ácido valerênico é o principal constituinte da planta. Extratos hidroalcóolicos e aquosos da planta mostraram afinidade por receptores GABA-A (o extrato aquoso melhora a qualidade do sono no homem). Eles interferem nos receptores envolvidos com a condutância dos íons cloreto.


4 – Testes Clínicos: A valeriana foi usada como sedativa em várias formas de desordem nervosa, condições histéricas não-severas, ansiedade, neurastenia, distúrbios da menopausa, gastrite nervosa e anorexia infantil. A droga foi normalmente administrada meia hora antes das refeições.


Em estudo duplo-cego, a Valeriana mostrou reduzir a latência do sono e um aumento na qualidade do sono. A qualidade foi mais notada nas pessoas que se consideravam ter um sono ruim ou irregular. Foi utilizado extrato de 400mg da valeriana no teste. A valeriana não teve efeito nos despertares à noite ou nos sonhos recordados. Em 3 noites, ela mostrou melhorar a qualidade do sono.


Ao final do teste clínico, 44% das pessoas envolvidas afirmaram apresentar um sono perfeito e 89% diziam ter melhorado seu sono. Dentre os efeitos colaterais verificados com o uso crônico e contínuo da planta foram dor de cabeça, excitabilidade e insônia (como se fosse um efeito rebote).


FONTE: Revisão de texto científico de fitoterapia, volume I, XVI, N°2, de janeiro de 1995 (Valeriana officinalis: traditional use and recent evaluation of activity – MORAZZONI/BOMBARDELLI).

Comentários

  1. Ei professor...ficou muito legal o blog,as explicaçoes estao bem explicativas..muito legal essa sua ideia para ajudar as pessoas q precisam e gostam da quimica.
    brigadao ai pela força qndo preciso.
    bjuss,e sucesso aí

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! Paz e luz!

Postagens mais visitadas deste blog

Curso Online de Terapia Floral de Bach

CURSO DE FORMAÇÃO EM TERAPIA FLORAL DE BACH 1. Apresentação Criados pelo Dr. Edward Bach nos anos 30, os florais são essências vibracionais extraídas de flores silvestres que atuam transformando estados mentais e emocionais negativos em positivos. De uma maneira simples e eficaz, podemos transformar sentimentos como o medo, ansiedade, estresse, solidão, dentre outros, em virtudes opostas, como coragem, segurança, paz, felicidade e assim por diante. 2. Público Alvo Este curso é indicado para terapeutas, estudantes, profissionais da área da saúde que buscam uma nova área de trabalho em Terapia Floral de Bach ou para qualquer pessoa que deseja aumentar seu conhecimento e melhorar a sua saúde e qualidade de vida. Não há pré-requisitos. 3.Objetivo Formar Terapeutas Florais no sistema inglês conhecido como “Florais de Bach”, desenvolvendo e preparando profissionais com a capacidade de tratamento total do Ser, como um todo. 4. Metodologia Este Curso é ministra...

Cursos Online de Terapias Holísticas

Os Cursos à distância (EAD) de Terapias Holísticas que ofereço tem como objetivo levar ao conhecimento do aluno como tratar o indivíduo como um todo, trazendo o reequilíbrio emocional, físico, mental e espiritual.  A minha proposta de difundir tais conhecimentos começou em março de 2011 e desde então muitas pessoas se beneficiaram com este aprendizado.  O primeiro curso lançado foi de Florais de Bach (em 2011) , sendo que foi o primeiro também realizado em sala de videoconferência, em 2013, tendo grande sucesso. Os cursos ofertados por este site enquadram-se na categoria de CURSOS LIVRES e são legalizados, conforme Artigos 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394 , Decreto Presidencial nº 5.154 e Normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC . O ensino livre a distância é a evolução do aprendizado. Através dele, proporciono a meus alunos uma formação de qualidade, adequada à realidade do mercado de trabalho, baseada em um formato totalmente inovador, com ...

A Meditação Transcendental

Meditação Transcendental é uma técnica de meditação introduzida em 1958 pelo guru indiano Maharishi Mahesh Yogi que envolve o uso mental de sons específicos, com propriedades psicoativas, chamados mantras. De acordo com Maharishi, a técnica permite que a mente do praticante "transcenda", atingindo um estado de "vigilância tranqüila", sem recurso a concentração ou a pensamento ativo, como sucede em outras técnicas. A técnica da Meditação Transcendental é um processo simples, natural e sem esforço, praticado 15 a 20 minutos duas vezes ao dia, sentando-se confortavelmente com os olhos fechados. Ela é única entre as técnicas de meditação, e se distingue por ser sem esforço, natural e de grande eficácia. Meditar gera inúmeros benefícios. A técnica da MT permite que sua mente se aquiete e mergulhe para dentro, além do pensamento, a fim de experimentar o reservatório silencioso de energia, criatividade e inteligência encontrado dentro de cada pessoa – um estado natural de ...