Pular para o conteúdo principal

Aromaterapia


Aromaterapia é a arte e a ciência de utilizar óleos essenciais para proporcionar bem estar físico, mental e emocional. É um tipo de terapia extremamente simples em seu uso, apesar de exigir conhecimento e cuidados por parte do usuário e principalmente do profissional da área de saúde ou estética pois, por serem altamente concentrados, os óleos essenciais devem ser usados diluídos ou em baixas concentrações, para evitar reações de sensibilização e irritações, entre outras. Também pode ser considerada democrática, uma vez que a Aromaterapia combina-se bem com os mais diversos tipos de tratamentos, sejam convencionais ou alternativos. Além de tudo isto, a Aromaterapia é prazerosa, mexe com nossas emoções, nossos sentimentos, nossa VIDA.


É um segmento da medicina natural que utiliza óleos essenciais para auxiliar no tratamento de problemas de saúde, trabalhando mente, corpo e emoções.


Os Egípcios e Mesopotânios, em 6.000 AC, já usavam os óleos essenciais em medicamentos, cosméticos e rituais religiosos.


O interesse pela Aromaterapia cresceu e hoje representa uma opção de tratamento cada vez mais adotada por médicos, terapeutas e profissionais da área de saúde.


Além de ter utilização terapêutica, a Aromaterapia pode ser facilmente incorporada ao dia-a-dia através de banhos, massagens, cosméticos e aromatização ambiental.


Algumas sugestões de aplicação dos óleos essenciais


Difusão aérea: para o tratamento da vias respiratórias e distúrbios emocionais. Aplicar 10 gotas no difusor de aromas e permanecer no ambiente onde esta o aparelho


Inalação: para descongestionar as vias respiratórias e para sauna facial. Aplicar 3 gotas de óleo essencial escolhido em 2 litros de água quente, cobrir a cabeça uma tolha e inalar por 3 minutos.


Massagem: Dilua o óleo essencial em óleo vegetal (Semente de Uva, Gérmen de trigo ou outro carreador). Use 25 gotas de óleo essencial para cada 50 ml de óleo vegetal carreador.


Fricção: Coloque na palma da mão 1 ou 2 gotas de óleo essencial com a quantidade suficiente de óleo vegetal para a aplicação local.


Compressa: Quente para áreas doloridas, morna para tratamentos de pele ou fria para inchaço. 5 gotas de óleo essencial em 2 litros d’água. Aplicar por alguns minutos.


Banhos: Para relaxamento, tratamento de pele e de vias respiratórias. Use 10 gotas de óleo essencial em 10 ml de leite integral em uma esponja macia.
Em banheiras, coloque o óleo diretamente na água.


Puro: SOMENTE para os óleos de Tea Tree (Melaleuca) e Lavanda - Use no máximo 2 gotas por aplicação sobre picadas de insetos, calos, espinhas e pequenos cortes.


Sabonetes, Cremes, Shampoos, Sabonetes líquidos: Junto com a essência do mesmo tipo ou associada, tornam o sabonete mais hidratante, além os benefícios terapêuticos do óleo essencial.


Perfumes e Colônias: Ingrediente fundamental na elaboração de bons perfumes, fixando o perfume e melhorando a aplicação corpórea.


Objetos Aromatizados e Terapêuticos: Travesseiros, flores secas, pout-porris, aromatizadores, Velas em Gel e muitas outras aplicações.


Produtos veterinários: São excelentes antídotos para pulgas, carrapatos e outro parasitas, doenças de pele e tratamentos diversos. Normalmente usa-se em banhos e massagens.


Cada óleo tem um efeito em parrticular.


A mistura pode ser feita, conforme a necessidade do tratamento.



Comentários

  1. Alexandre,
    Vi você numa comunidade da Rita Lee e descobri seu blog. Muito legal. Sou curiosa quanto a florais, aromaterapia e admiro quem entende química (não é o meu caso. Mas, sou acupunturista e adorei ler seu blog. Muito legal!!! Quem sabe eu passo a entender um pouco melhor sobre as combinações das substâncias?
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! Paz e luz!

Postagens mais visitadas deste blog

Cursos Online de Terapias Holísticas

Os Cursos à distância (EAD) de Terapias Holísticas que ofereço tem como objetivo levar ao conhecimento do aluno como tratar o indivíduo como um todo, trazendo o reequilíbrio emocional, físico, mental e espiritual. 
A minha proposta de difundir tais conhecimentos começou em março de 2011 e desde então muitas pessoas se beneficiaram com este aprendizado. O primeiro curso lançado foi de Florais de Bach (em 2011), sendo que foi o primeiro também realizado em sala de videoconferência, em 2013, tendo grande sucesso. Os cursos ofertados por este site enquadram-se na categoria de CURSOS LIVRES e são legalizados, conforme Artigos 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e Normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC. O ensino livre a distância é a evolução do aprendizado. Através dele, proporciono a meus alunos uma formação de qualidade, adequada à realidade do mercado de trabalho, baseada em um formato totalmente inovador, com aulas em tempo real. Os Cursos são da…

O que é EFT?

A EFT - Emotional Freedom Techniques (Técnica de Libertação Emocional) – também pode ser chamada de “Acupuntura Emocional sem Agulhas”. A técnica se baseia em descobertas realizadas pelo Dr. Roger Callahan, PhD, psicólogo norte americano que também é estudioso de acupuntura e cinesiologia aplicada. O método consiste no desbloqueio dos canais energéticos, que são chamados de meridianos, enquanto o indivíduo se sintoniza em um problema emocional ou físico. Estes são os mesmos meridianos estudados pela acupuntura e pode-se dizer que a EFT é uma “versão emocional” desta outro técnica, sem no entanto precisar do uso de qualquer tipo de agulha. O desbloqueio é realizado através de leves batidas com as pontas dos dedos nos terminais dos meridianos, enquanto o paciente está sintonizado no problema através da repetição de frases lembretes (frases que trazem a tona os sentimentos negativos que precisam ser trabalhados, e indicam ao sistema energético o que está sendo tratado). Este processo é …

Curso Online de Terapia Floral de Bach

CURSO DE FORMAÇÃO EM TERAPIA FLORAL DE BACH 1. Apresentação Denominam-se “Remédios Florais de Bach” a série de 38 infusões naturais extraídas de flores silvestres da região de Gales, Grã-Bretanha, cujas propriedades curativas foram descobertas pelo médico Edward Bach entre os anos de 1926 e 1934. Os florais atuam transformando estados mentais e emocionais negativos em positivos. De uma maneira simples e eficaz, podemos transformar sentimentos como o medo, ansiedade, estresse, solidão, dentre outros, em virtudes opostas, como coragem, segurança, paz, felicidade e assim por diante. A profissão de Terapeuta Floral é definida pelo Governo Brasileiro, de acordo com a Comissão Nacional de Classificação (CONCLA) como Serviços de Terapia Floral, Código nº 8690-9/01, Atividades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Humana.
2. Público Alvo Este curso é indicado para terapeutas, estudantes, profissionais da área da saúde que buscam uma nova área de trabalho em Terapia Floral ou para qual…