Pular para o conteúdo principal

A arte da sinergia na Aromaterapia


A mistura é a parte criativa da Aromaterapia e exige um equilíbrio entre a prática e a intuição, sem esquecer, é claro, de algumas regras básicas, pois alguns óleos essenciais têm o poder de se acentuar mutuamente enquanto que outros, o poder de se inibirem.

O processo em que o todo é maior do que a soma de suas partes recebe o nome de SINERGIA, ou seja, a combinação de óleos essenciais que acentuam um ao outro.


A criação de sinergias é essencial na mistura. Requer um profundo conhecimento de óleos essenciais, uma boa experiência e muita intuição. Analisando o histórico da pessoa, podemos criar sinergias que atuarão de forma precisa no sintoma a ser tratado, na origem do distúrbio, no terreno biológico e nos fatores psicológicos e emocionais envolvidos.

Para quem está iniciando em aromaterapia, o aconselhado é não misturar mais de três ou quatro óleos ao mesmo tempo. Não se deve misturar óleos com efeitos opostos, como um calmante e um estimulante, por exemplo. Deve-se verificar cuidadosamente todas as propriedades dos óleos que você irá misturar e certificar-se de que eles se complementam para o tratamento do indivíduo em questão. É importante também que a mistura seja agradável para aquele que será tratado, observando a compatibilidade das fragrâncias, dando os retoques finais na mistura, se necessário.

Seguindo estas regras básicas acima, qualquer um será capaz de criar boas misturas, benéficas para os problemas mais comuns e, com certeza, a pessoa a ser tratada se sentirá, literalmente, "nas nuvens" (por isto que depois de uma sessão de Aromaterapia, principalmente quando associada à técnica de massagem, é bom dar uma "aterrada" na pessoa e trazê-la de volta a realidade, envolvendo os pés dela entre as mãos do terapeuta por alguns segundos).

Fonte: http://oleosessenciaisnaturais.blogspot.com.br/2009/10/sinergias-arte-da-mistura.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cursos Online de Terapias Holísticas

Os Cursos à distância (EAD) de Terapias Holísticas que ofereço tem como objetivo levar ao conhecimento do aluno como tratar o indivíduo como um todo, trazendo o reequilíbrio emocional, físico, mental e espiritual. 
A minha proposta de difundir tais conhecimentos começou em março de 2011 e desde então muitas pessoas se beneficiaram com este aprendizado. O primeiro curso lançado foi de Florais de Bach (em 2011), sendo que foi o primeiro também realizado em sala de videoconferência, em 2013, tendo grande sucesso. Os cursos ofertados por este site enquadram-se na categoria de CURSOS LIVRES e são legalizados, conforme Artigos 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e Normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC. O ensino livre a distância é a evolução do aprendizado. Através dele, proporciono a meus alunos uma formação de qualidade, adequada à realidade do mercado de trabalho, baseada em um formato totalmente inovador, com aulas em tempo real. Os Cursos são da…

O que é EFT?

A EFT - Emotional Freedom Techniques (Técnica de Libertação Emocional) – também pode ser chamada de “Acupuntura Emocional sem Agulhas”. A técnica se baseia em descobertas realizadas pelo Dr. Roger Callahan, PhD, psicólogo norte americano que também é estudioso de acupuntura e cinesiologia aplicada. O método consiste no desbloqueio dos canais energéticos, que são chamados de meridianos, enquanto o indivíduo se sintoniza em um problema emocional ou físico. Estes são os mesmos meridianos estudados pela acupuntura e pode-se dizer que a EFT é uma “versão emocional” desta outro técnica, sem no entanto precisar do uso de qualquer tipo de agulha. O desbloqueio é realizado através de leves batidas com as pontas dos dedos nos terminais dos meridianos, enquanto o paciente está sintonizado no problema através da repetição de frases lembretes (frases que trazem a tona os sentimentos negativos que precisam ser trabalhados, e indicam ao sistema energético o que está sendo tratado). Este processo é …

Curso Online de Terapia Floral de Bach

CURSO DE FORMAÇÃO EM TERAPIA FLORAL DE BACH 1. Apresentação Denominam-se “Remédios Florais de Bach” a série de 38 infusões naturais extraídas de flores silvestres da região de Gales, Grã-Bretanha, cujas propriedades curativas foram descobertas pelo médico Edward Bach entre os anos de 1926 e 1934. Os florais atuam transformando estados mentais e emocionais negativos em positivos. De uma maneira simples e eficaz, podemos transformar sentimentos como o medo, ansiedade, estresse, solidão, dentre outros, em virtudes opostas, como coragem, segurança, paz, felicidade e assim por diante. A profissão de Terapeuta Floral é definida pelo Governo Brasileiro, de acordo com a Comissão Nacional de Classificação (CONCLA) como Serviços de Terapia Floral, Código nº 8690-9/01, Atividades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Humana.
2. Público Alvo Este curso é indicado para terapeutas, estudantes, profissionais da área da saúde que buscam uma nova área de trabalho em Terapia Floral ou para qual…