Pular para o conteúdo principal

Aromaterapia nas dores com uso de compressas

O alívio de tantas dores deve vir acompanhador de tantos amores!


Compressa fria usamos para tratar dor de natureza aguda como uma contusão inesperada, uma cãimbra de curta duração, uma dor de cabeça, uma tendinite. Compressa quente usamos para tratar dores de natureza crônica como uma bronquite com falta de ar ou não, um abscesso acompanhado ou não de febre, reumatismo e doenças de pele que perduram por muito tempo, às vezes, meses.

Compressa Fria

Para um litro de água, adicionamos três gotas de óleo essenciais: duas de alecrim e uma de hortelã-pimenta. São óleos excelentes para dores. Podemos usar também três gotas de um só deles. Diminuímos a temperatura da água com alguns cubos de gelo. A compressa é feita mergulhando um pano limpo e macio na água com óleo essencial. Retiramos o excesso d’água torcendo o pano. Colocamos a compressa em cima da área afetada e a cobrimos com um pano seco de lã ou flanela a fim de diminuir a troca de calor. Isso permite que a compressa se mantenha fria por mais tempo. Quando a compressa atinge a temperatura do corpo, voltamos a umedecê-la

Dosagem: repita duas até três vezes ao dia

Dicas: os óleos essenciais são praticamente imiscíveis na água. Por isso, o melhor é colacarmos as três gotas do óleo num pouco de alcool etílico e agitar bem. Após veremos que a mistura se integra totalmente quando adicionada ao litro de água fria.

Compressa Quente

Para um litro de água quente podemos acrescentar de três a cinco gotas de um óleo essencial suave. O processo é o mesmo descrito para a compressa fria, porém com uma importante diferença, além da temperatura, evidentemente: o pano mergulhado na água quente com o óleo essencial e usada como compresa, não é reaproveitado. A razão disso é que a água é um condutor de microorganismos – justamente o que queremos evitar quando há uma inflamação bacteriana.

Cobrimos a compresssa com um pano seco de lã ou flanela para diminuir a troca de calor e assim permitir que a compressa se mantenha quente por mais tempo. Porém, quando a compressa quente se esfria atingindo a temperatura do corpo, fazemos a troca por outro pano limpo. Podemos usar de dois a dez novos panos para fazer as compressas quentes se houver sinais de abscesso ou infecção.

Dosagem: repita o processo duas a três vezes a o dia.

Dicas: podemos melhorar a miscibilidade do óleo esencial diluindo o primiero com um pouco de álcool etilico, em vez de adicioná-lo diretamente na água.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cursos Online de Terapias Holísticas

Os Cursos à distância (EAD) de Terapias Holísticas que ofereço tem como objetivo levar ao conhecimento do aluno como tratar o indivíduo como um todo, trazendo o reequilíbrio emocional, físico, mental e espiritual. 
A minha proposta de difundir tais conhecimentos começou em março de 2011 e desde então muitas pessoas se beneficiaram com este aprendizado. O primeiro curso lançado foi de Florais de Bach (em 2011), sendo que foi o primeiro também realizado em sala de videoconferência, em 2013, tendo grande sucesso. Os cursos ofertados por este site enquadram-se na categoria de CURSOS LIVRES e são legalizados, conforme Artigos 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e Normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC. O ensino livre a distância é a evolução do aprendizado. Através dele, proporciono a meus alunos uma formação de qualidade, adequada à realidade do mercado de trabalho, baseada em um formato totalmente inovador, com aulas em tempo real. Os Cursos são da…

Curso Online de Terapia Floral de Bach

CURSO DE FORMAÇÃO EM TERAPIA FLORAL DE BACH 1. Apresentação Denominam-se “Remédios Florais de Bach” a série de 38 infusões naturais extraídas de flores silvestres da região de Gales, Grã-Bretanha, cujas propriedades curativas foram descobertas pelo médico Edward Bach entre os anos de 1926 e 1934. Os florais atuam transformando estados mentais e emocionais negativos em positivos. De uma maneira simples e eficaz, podemos transformar sentimentos como o medo, ansiedade, estresse, solidão, dentre outros, em virtudes opostas, como coragem, segurança, paz, felicidade e assim por diante. A profissão de Terapeuta Floral é definida pelo Governo Brasileiro, de acordo com a Comissão Nacional de Classificação (CONCLA) como Serviços de Terapia Floral, Código nº 8690-9/01, Atividades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Humana.
2. Público Alvo Este curso é indicado para terapeutas, estudantes, profissionais da área da saúde que buscam uma nova área de trabalho em Terapia Floral ou para qual…

O poder dos óleos essenciais

1. O óleo essencial de lavanda é um calmante natural que tem potencial efeito regulador do sistema nervoso. Combate insegurança, carência afetiva e insônia e é superseguro para ser usado em crianças e bebês. Pingue 05 gotas deste óleo essencial em 20 mL de óleo vegetal de semente de uva e massageie o abdome dos pequenos para aliviar cólicas e nervosismo ou ainda pingue 02 gotas do óleo essencial na água do banho para o mesmo efeito.


2. Ylang-Ylang resulta num óleo de essência afrodisíaca, estimulante dos sentidos.
Seu aroma floral é muito agradável. Cria uma atmosfera de romance que enternece o coração e facilita a expressão da afetividade. Ajuda bastante em casos de choque, pânico e depressão pós-parto aliviando as constrições da alma e reconfortando as mágoas.
Para uma noite terapêutica, pingue 01 gota no travesseiro e 01 gota nos lençóis. Relaxe e aproveite!


3. O alecrim veio do mediterrâneo. Seu nome de origem latina, 'rosmarinus', significa "orvalho do mar", pois …