Pular para o conteúdo principal

Fitoterapia: Zedoária


ZEDOÁRIA.
Curcuma Zedoaria Roxb
.
.
PARTE UTILIZADA: Rizoma
A zedoária é um rizoma formado por tubérculos grossos, sendo de cor cinza por fora e branco por dentro. Tem sua origem na Ásia tropical. Cultivado na índia, China e Japão, há muito tempo está aclimatada no Brasil, onde também é cultivada. No período da dinastia Ming um erudito deixou registrado em seus livros que a zedoária, conhecida também por gajitsu, era capaz de curar a má circulação sangüínea.
Era muito usada na antiga China e Índia, onde os cantores costumavam mascar pedaços da raiz para "limpar" a garganta antes de cantar.
.
CONSTITUINTES.
- curcumenona e 2 espirolactonas
- óleo essencial - cineol
- pigmentos curcumina
- amido (50%)
- resinas (3,5%)
- albuminóides
- vitaminas; B1, B2, B6.
- minerais: Ca, Mg, Fé, P, Na, K.
.
AÇÃO.
Tônico estimulante, carminativo, expectorante, diurético, rubefasciente, calmante, colerético, colagogo e anti-séptica, antifúngico.
.
PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS.
Atua principalmente no trato digestivo, promovendo seu bom funcionamento, pois inibe a secreção do ácido gástrico e aumenta a secreção biliar, evitando a azia e má digestão, prisão de ventre, cólicas e gases intestinais e estomacais. É indicado na prevenção e tratamento de úlceras gástricas e duodenais, bem como nas doenças do fígado (cálculo biliar e colesterol alto). Atua contra o mau hálito, proporcionando uma agradável e duradoura sensação de frescor em todo o trato digestivo superior.
É um poderoso depurativo do sangue ativando a circulação e promovendo ampla desintoxicação do organismo.
Devido a sua ação rubefasciente é utilizado na tosse e bronquite, aumentando a irrigação sanguínea do local, provocando dilatação dos vasos.
Do extrato alcoólico da zedoária foram isolados três compostos com atividade antibiótica, atuando contra o Trichophyton rubrum.
Na piorréia alveolar auxilia detendo a produção do elemento TXA2, o qual é o principal responsável pela hiperemia na gengiva.
.
INDICAÇÕES.
Fitoterápico:
- gastrite, úlceras, mau hálito, má digestão, intoxicação alimentar, flatulências.
- gota e cálculos renais
- hipercolesterolemia
- insônia
- tosse e bronquites
- piorréia alveolar
Fitocosmético:
Dentifrícios.
.
CONTRA INDICAÇÕES.
Não deve ser utilizada nos 3 primeiros meses de gravidez e durante a lactação.
.
EFEITOS COLATERAIS.
Podem ocorrer diarréias, inchaço e dores abdominais nos primeiros dias de ingestão.
.
USO DURANTE GESTAÇÃO E LACTAÇÃO.
Não é recomendado nos 3 primeiros meses de gravidez e na lactação.
.
PRECAUÇÕES.
Deve ser administrada apenas em doses terapêuticas para se evitar os efeitos indesejáveis de uma superdosagem e em caso de hipersensibilidade descontinuar o uso.
.
INTERAÇÕES.
Na literatura consultada nada consta sobre interações tanto medicamentosa como alimentar.
.
DURAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO.
Em casos de piorréia alveolar apresentou melhora em um período de 1 a 6 semanas.
.
SUPERDOSAGEM.
A superdosagem pode provocar irritação da mucosa estomacal e úlceras. Evitar utilizar mais que 15 g diárias.
.
Fonte: Herbarium, compêndio de fitoterápia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cursos Online de Terapias Holísticas

Os Cursos à distância (EAD) de Terapias Holísticas que ofereço tem como objetivo levar ao conhecimento do aluno como tratar o indivíduo como um todo, trazendo o reequilíbrio emocional, físico, mental e espiritual. 
A minha proposta de difundir tais conhecimentos começou em março de 2011 e desde então muitas pessoas se beneficiaram com este aprendizado. O primeiro curso lançado foi de Florais de Bach (em 2011), sendo que foi o primeiro também realizado em sala de videoconferência, em 2013, tendo grande sucesso. Os cursos ofertados por este site enquadram-se na categoria de CURSOS LIVRES e são legalizados, conforme Artigos 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e Normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC. O ensino livre a distância é a evolução do aprendizado. Através dele, proporciono a meus alunos uma formação de qualidade, adequada à realidade do mercado de trabalho, baseada em um formato totalmente inovador, com aulas em tempo real. Os Cursos são da…

Curso Online de Terapia Floral de Bach

CURSO DE FORMAÇÃO EM TERAPIA FLORAL DE BACH 1. Apresentação Denominam-se “Remédios Florais de Bach” a série de 38 infusões naturais extraídas de flores silvestres da região de Gales, Grã-Bretanha, cujas propriedades curativas foram descobertas pelo médico Edward Bach entre os anos de 1926 e 1934. Os florais atuam transformando estados mentais e emocionais negativos em positivos. De uma maneira simples e eficaz, podemos transformar sentimentos como o medo, ansiedade, estresse, solidão, dentre outros, em virtudes opostas, como coragem, segurança, paz, felicidade e assim por diante. A profissão de Terapeuta Floral é definida pelo Governo Brasileiro, de acordo com a Comissão Nacional de Classificação (CONCLA) como Serviços de Terapia Floral, Código nº 8690-9/01, Atividades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Humana.
2. Público Alvo Este curso é indicado para terapeutas, estudantes, profissionais da área da saúde que buscam uma nova área de trabalho em Terapia Floral ou para qual…

O poder dos óleos essenciais

1. O óleo essencial de lavanda é um calmante natural que tem potencial efeito regulador do sistema nervoso. Combate insegurança, carência afetiva e insônia e é superseguro para ser usado em crianças e bebês. Pingue 05 gotas deste óleo essencial em 20 mL de óleo vegetal de semente de uva e massageie o abdome dos pequenos para aliviar cólicas e nervosismo ou ainda pingue 02 gotas do óleo essencial na água do banho para o mesmo efeito.


2. Ylang-Ylang resulta num óleo de essência afrodisíaca, estimulante dos sentidos.
Seu aroma floral é muito agradável. Cria uma atmosfera de romance que enternece o coração e facilita a expressão da afetividade. Ajuda bastante em casos de choque, pânico e depressão pós-parto aliviando as constrições da alma e reconfortando as mágoas.
Para uma noite terapêutica, pingue 01 gota no travesseiro e 01 gota nos lençóis. Relaxe e aproveite!


3. O alecrim veio do mediterrâneo. Seu nome de origem latina, 'rosmarinus', significa "orvalho do mar", pois …