Pular para o conteúdo principal

A Terapia Floral e seus Benefícios


Atualmente, esta modalidade de tratamento encontra-se difundida em todo o mundo e recebe o aval da Organização Mundial da Saúde (OMS) que assim se pronuncia: "Cada remédio trata uma determinada pessoa e uma condição particular. O uso de todos esses remédios (florais) está amplamente distribuído pelo mundo em pequena escala. Eles são excelentes para o auto-cuidado, sendo totalmente sem efeitos colaterais e não oferecem perigo caso um remédio errado seja prescrito". (H.A.W. Forbes, Selected Individual Therapies;em Barneman et al., Tradicional Medicine and Health Care Coverage, World Health Organization - WHO, 1983).
.
A OMS reconhece os florais como uma terapia complementar (holística, natural). Os florais não são legalmente considerados medicamentos! Eles não substituem, em hipótese nenhuma, as indicações e o tratamento médico! Em caso de persistência de sintomas físicos procure o seu médico, e em casos de distúrbios psicológicos, procure seu psicólogo.
.
Os florais não apresentam contra-indicações, efeitos colaterais ou interações medicamentosas com produtos alopáticos, homeopáticos ou com outras substâncias, alimentos ou bebidas.
.
No tocante ao conservante utilizado para a fórmula floral de uso, devem-se observar questões de hipersensibilidade do usuário. Geralmente emprega-se o conhaque destilado de uvas (brandy); porém se o indivíduo necessita abster-se de álcool, é recém-nascido, faz uso de muitos medicamentos alopáticos, principalmente anticonvulsivantes (antiepilépticos) e antidepressivos, sofre de severos males gástricos ou hepáticos, é conveniente que este conservante seja substituído por algum outro mais aceitável, ou por nenhum, utilizando somente a água como veículo. O floral manipulado apenas com água dura até 15 dias, conservado em geladeira.
.
Até então, nossas observações, pesquisas e experimentos não confirmam que os florais são sensíveis ou que perdem o efeito – como afirmam sobre os produtos homeopáticos – se expostos às ondas eletromagnéticas; no entanto, por ainda não existirem aparelhos que consigam medir estas “sutilezas energéticas”, recomendamos que se evite, dentro do possível, a exposição dos florais aos campos eletromagnéticos.
.
Podemos nos beneficiar da terapia floral nos mais variados momentos e em diversas circunstâncias, desde o primeiro instante da vida até o último suspiro. Não há restrições quanto ao tempo de uso dos florais. Os mesmos são indicados para os mais variados distúrbios mentais, emocionais e comportamentais. Existem essências florais para conferir equilíbrio ao indivíduo em diversas situações, quando acometidos por carência afetiva, ciúmes, mágoas, baixa auto-estima, sentimento de inferioridade, narcisismo, dificuldades de relacionamento, autoritarismo, dificuldade de aprendizagem, pessimismo, ruminação mental, indecisões, pesadelos, medos diversos, descontrole emocional, impulsividade, letargia, impaciência, etc.
.
Os florais agem equilibrando os pensamentos e as emoções e, em conseqüência disso, seus efeitos se tornam visíveis a nível comportamental. Trata-se de um efeito que se mostra gradativamente,vem do imanifesto ao manifesto. Em razão da sua atuação nos corpos mais sutis (mental e emocional), os florais funcionam como excelente preventivo de males que poderiam se instalar a nível orgânico/físico.
.
Os florais agem em nossas potencialidades latentes. De certa forma poderíamos dizer que não são eles que curam, mas sim que acionam o nosso poder de autocura, fazendo manifestar em nós as virtudes que estavam adormecidas.
.
Os benefícios da terapia floral acontecem independentemente da credibilidade ou sugestionabilidade de quem os utiliza. Prova disto está em sua larga ação na veterinária, em recém-nascidos, em deficientes mentais e em pessoas em estado de coma.
.
A entrevista que se destina à indicação dos florais é bem semelhante à do homeopata. A fim de selecionar as diversas essências florais indicadas para cada circunstância e personalidade, é necessário entender as particularidades individuais, os anseios e dilemas internos. Deve-se inteirar das questões emocionais pelas quais passa o indivíduo, da sua maneira de pensar, de conviver consigo e com os demais.
.
É prudente verificar a sua ligação a episódios do passado, sua adesão ao momento atual, bem como suas perspectivas futuras.
.
Diante das tantas possibilidades de tratamento apresentadas pelas diversas essências florais, a lei é priorizar. Deve-se observar qual o fundamento da questão apresentada pelo indivíduo a ser tratado para fazer a indicação, resumindo assim – pelo grau de importância – o número de essências na fórmula floral de uso a ser indicada.



OBS>> Se você quiser ter um atendimento com a terapia floral, clique aqui.


Comentários

  1. Oi Alexandre! Gostei muito do seu blog, já estou seguindo. Tbm sou reikiana e fiz curso de florais e aromaterapia. Vou colocar um link no meu blog p divulgar, ta bom?
    Um abraço. Luciana

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. adoro tomar os florais, nao tenho mais alergias e nem pedras nos rins vou começar a dar para minha filha e tenho certeza de seu poder
    carla

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! Paz e luz!

Postagens mais visitadas deste blog

Curso Online de Terapia Floral de Bach

CURSO DE FORMAÇÃO EM TERAPIA FLORAL DE BACH 1. Apresentação Criados pelo Dr. Edward Bach nos anos 30, os florais são essências vibracionais extraídas de flores silvestres que atuam transformando estados mentais e emocionais negativos em positivos. De uma maneira simples e eficaz, podemos transformar sentimentos como o medo, ansiedade, estresse, solidão, dentre outros, em virtudes opostas, como coragem, segurança, paz, felicidade e assim por diante. 2. Público Alvo Este curso é indicado para terapeutas, estudantes, profissionais da área da saúde que buscam uma nova área de trabalho em Terapia Floral de Bach ou para qualquer pessoa que deseja aumentar seu conhecimento e melhorar a sua saúde e qualidade de vida. Não há pré-requisitos. 3.Objetivo Formar Terapeutas Florais no sistema inglês conhecido como “Florais de Bach”, desenvolvendo e preparando profissionais com a capacidade de tratamento total do Ser, como um todo. 4. Metodologia Este Curso é ministrado n

Como são preparados os Florais?

Os Remédios Florais de Bach são essências de flores com vibrações que atuam diretamente sobre as emoções. As 38 flores com propridades curativas foram encontradas pelo médico inglês Dr. Edward Bach, nos anos 1930. . São necessárias apenas duas gotas de cada essência do frasco stock para se preparar um floral, com exceção do Rescue, onde são utilizadas quatro gotinhas. . Preparando um frasco de tratamento de 30 mL. . 30% - 9 ml de brandy com 21 ml de água mineral (validade de 30 dias) . 20% - 6 ml de brandy com 24 ml de água mineral (validade de 20 dias) . 10% - 3 ml de brandy com 27 ml de água mineral (validade de 10 dias) . Somente em água mineral (duração de apenas um dia). . Preparando Uma Fórmula De Tratamento . Prepare o frasco de tratamento com as diluições ideais, explicadas anteriormente, . Adicione duas gotas de cada floral escolhido, ou quatro gotas do Rescue, se for utilizá-lo, . Tomar quatro gotas, quatro vezes ao dia. . É importante lembrar . . O ideal é utilizar no máximo

Cursos Online de Terapias Holísticas

Os Cursos à distância (EAD) de Terapias Holísticas que ofereço tem como objetivo levar ao conhecimento do aluno como tratar o indivíduo como um todo, trazendo o reequilíbrio emocional, físico, mental e espiritual.  A minha proposta de difundir tais conhecimentos começou em março de 2011 e desde então muitas pessoas se beneficiaram com este aprendizado.  O primeiro curso lançado foi de Florais de Bach (em 2011) , sendo que foi o primeiro também realizado em sala de videoconferência, em 2013, tendo grande sucesso. Os cursos ofertados por este site enquadram-se na categoria de CURSOS LIVRES e são legalizados, conforme Artigos 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394 , Decreto Presidencial nº 5.154 e Normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC . O ensino livre a distância é a evolução do aprendizado. Através dele, proporciono a meus alunos uma formação de qualidade, adequada à realidade do mercado de trabalho, baseada em um formato totalmente inovador, com aulas em tempo