Pular para o conteúdo principal

A Terapia Floral e seus Benefícios


Atualmente, esta modalidade de tratamento encontra-se difundida em todo o mundo e recebe o aval da Organização Mundial da Saúde (OMS) que assim se pronuncia: "Cada remédio trata uma determinada pessoa e uma condição particular. O uso de todos esses remédios (florais) está amplamente distribuído pelo mundo em pequena escala. Eles são excelentes para o auto-cuidado, sendo totalmente sem efeitos colaterais e não oferecem perigo caso um remédio errado seja prescrito". (H.A.W. Forbes, Selected Individual Therapies;em Barneman et al., Tradicional Medicine and Health Care Coverage, World Health Organization - WHO, 1983).
.
A OMS reconhece os florais como uma terapia complementar (holística, natural). Os florais não são legalmente considerados medicamentos! Eles não substituem, em hipótese nenhuma, as indicações e o tratamento médico! Em caso de persistência de sintomas físicos procure o seu médico, e em casos de distúrbios psicológicos, procure seu psicólogo.
.
Os florais não apresentam contra-indicações, efeitos colaterais ou interações medicamentosas com produtos alopáticos, homeopáticos ou com outras substâncias, alimentos ou bebidas.
.
No tocante ao conservante utilizado para a fórmula floral de uso, devem-se observar questões de hipersensibilidade do usuário. Geralmente emprega-se o conhaque destilado de uvas (brandy); porém se o indivíduo necessita abster-se de álcool, é recém-nascido, faz uso de muitos medicamentos alopáticos, principalmente anticonvulsivantes (antiepilépticos) e antidepressivos, sofre de severos males gástricos ou hepáticos, é conveniente que este conservante seja substituído por algum outro mais aceitável, ou por nenhum, utilizando somente a água como veículo. O floral manipulado apenas com água dura até 15 dias, conservado em geladeira.
.
Até então, nossas observações, pesquisas e experimentos não confirmam que os florais são sensíveis ou que perdem o efeito – como afirmam sobre os produtos homeopáticos – se expostos às ondas eletromagnéticas; no entanto, por ainda não existirem aparelhos que consigam medir estas “sutilezas energéticas”, recomendamos que se evite, dentro do possível, a exposição dos florais aos campos eletromagnéticos.
.
Podemos nos beneficiar da terapia floral nos mais variados momentos e em diversas circunstâncias, desde o primeiro instante da vida até o último suspiro. Não há restrições quanto ao tempo de uso dos florais. Os mesmos são indicados para os mais variados distúrbios mentais, emocionais e comportamentais. Existem essências florais para conferir equilíbrio ao indivíduo em diversas situações, quando acometidos por carência afetiva, ciúmes, mágoas, baixa auto-estima, sentimento de inferioridade, narcisismo, dificuldades de relacionamento, autoritarismo, dificuldade de aprendizagem, pessimismo, ruminação mental, indecisões, pesadelos, medos diversos, descontrole emocional, impulsividade, letargia, impaciência, etc.
.
Os florais agem equilibrando os pensamentos e as emoções e, em conseqüência disso, seus efeitos se tornam visíveis a nível comportamental. Trata-se de um efeito que se mostra gradativamente,vem do imanifesto ao manifesto. Em razão da sua atuação nos corpos mais sutis (mental e emocional), os florais funcionam como excelente preventivo de males que poderiam se instalar a nível orgânico/físico.
.
Os florais agem em nossas potencialidades latentes. De certa forma poderíamos dizer que não são eles que curam, mas sim que acionam o nosso poder de autocura, fazendo manifestar em nós as virtudes que estavam adormecidas.
.
Os benefícios da terapia floral acontecem independentemente da credibilidade ou sugestionabilidade de quem os utiliza. Prova disto está em sua larga ação na veterinária, em recém-nascidos, em deficientes mentais e em pessoas em estado de coma.
.
A entrevista que se destina à indicação dos florais é bem semelhante à do homeopata. A fim de selecionar as diversas essências florais indicadas para cada circunstância e personalidade, é necessário entender as particularidades individuais, os anseios e dilemas internos. Deve-se inteirar das questões emocionais pelas quais passa o indivíduo, da sua maneira de pensar, de conviver consigo e com os demais.
.
É prudente verificar a sua ligação a episódios do passado, sua adesão ao momento atual, bem como suas perspectivas futuras.
.
Diante das tantas possibilidades de tratamento apresentadas pelas diversas essências florais, a lei é priorizar. Deve-se observar qual o fundamento da questão apresentada pelo indivíduo a ser tratado para fazer a indicação, resumindo assim – pelo grau de importância – o número de essências na fórmula floral de uso a ser indicada.



OBS>> Se você quiser ter um atendimento com a terapia floral, clique aqui.


Comentários

  1. Oi Alexandre! Gostei muito do seu blog, já estou seguindo. Tbm sou reikiana e fiz curso de florais e aromaterapia. Vou colocar um link no meu blog p divulgar, ta bom?
    Um abraço. Luciana

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. adoro tomar os florais, nao tenho mais alergias e nem pedras nos rins vou começar a dar para minha filha e tenho certeza de seu poder
    carla

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! Paz e luz!

Postagens mais visitadas deste blog

Cursos Online de Terapias Holísticas

Os Cursos à distância (EAD) de Terapias Holísticas que ofereço tem como objetivo levar ao conhecimento do aluno como tratar o indivíduo como um todo, trazendo o reequilíbrio emocional, físico, mental e espiritual. 
A minha proposta de difundir tais conhecimentos começou em março de 2011 e desde então muitas pessoas se beneficiaram com este aprendizado. O primeiro curso lançado foi de Florais de Bach (em 2011), sendo que foi o primeiro também realizado em sala de videoconferência, em 2013, tendo grande sucesso. Os cursos ofertados por este site enquadram-se na categoria de CURSOS LIVRES e são legalizados, conforme Artigos 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e Normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC. O ensino livre a distância é a evolução do aprendizado. Através dele, proporciono a meus alunos uma formação de qualidade, adequada à realidade do mercado de trabalho, baseada em um formato totalmente inovador, com aulas em tempo real. Os Cursos são da…

O que é EFT?

A EFT - Emotional Freedom Techniques (Técnica de Libertação Emocional) – também pode ser chamada de “Acupuntura Emocional sem Agulhas”. A técnica se baseia em descobertas realizadas pelo Dr. Roger Callahan, PhD, psicólogo norte americano que também é estudioso de acupuntura e cinesiologia aplicada. O método consiste no desbloqueio dos canais energéticos, que são chamados de meridianos, enquanto o indivíduo se sintoniza em um problema emocional ou físico. Estes são os mesmos meridianos estudados pela acupuntura e pode-se dizer que a EFT é uma “versão emocional” desta outro técnica, sem no entanto precisar do uso de qualquer tipo de agulha. O desbloqueio é realizado através de leves batidas com as pontas dos dedos nos terminais dos meridianos, enquanto o paciente está sintonizado no problema através da repetição de frases lembretes (frases que trazem a tona os sentimentos negativos que precisam ser trabalhados, e indicam ao sistema energético o que está sendo tratado). Este processo é …

Curso Online de Terapia Floral de Bach

CURSO DE FORMAÇÃO EM TERAPIA FLORAL DE BACH 1. Apresentação Denominam-se “Remédios Florais de Bach” a série de 38 infusões naturais extraídas de flores silvestres da região de Gales, Grã-Bretanha, cujas propriedades curativas foram descobertas pelo médico Edward Bach entre os anos de 1926 e 1934. Os florais atuam transformando estados mentais e emocionais negativos em positivos. De uma maneira simples e eficaz, podemos transformar sentimentos como o medo, ansiedade, estresse, solidão, dentre outros, em virtudes opostas, como coragem, segurança, paz, felicidade e assim por diante. A profissão de Terapeuta Floral é definida pelo Governo Brasileiro, de acordo com a Comissão Nacional de Classificação (CONCLA) como Serviços de Terapia Floral, Código nº 8690-9/01, Atividades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Humana.
2. Público Alvo Este curso é indicado para terapeutas, estudantes, profissionais da área da saúde que buscam uma nova área de trabalho em Terapia Floral ou para qual…