Pular para o conteúdo principal

Diferenças entre Óleo Essencial e Essência


Você vai até uma loja e pergunta para o vendedor: Você tem óleo essencial?

O Vendedor responde: Sim! E te oferece essências sintéticas como sendo óleos essenciais puros e naturais, te indica para usar na massagem e para completar você olha no rótulo e vê escrito : Óleo essencial de absinto, morango, dama da noite, lavanda ou de qualquer outra coisa por apenas 8,00.

E ai algumas pessoas compram e levam para casa uma essência sintética achando que é óleo essencial.

Pois é, muita gente já passou por isso!

Lembrando que essências sintéticas são produzidas em laboratórios e não possuem nenhum efeito terapêutico. Devido ao fato de sua composição ser na maioria das vezes apenas um derivado de petróleo ou então óleo essencial extremamente diluído em óleo mineral e acrescentado de essência. São matérias-primas usadas para conferir apenas aroma a alimentos, cosméticos, produtos de limpeza, brinquedos entre outros.

Já os óleos essenciais, são substâncias naturais, PURAS e muito concentradas (1 gota = 24 xic de chá da planta) e por esta razão, possuem uma complexa mistura de componentes quimícos, que juntos tornam o óleo rico em propriedades medicinais. Com o objetivo de oferecer benefícios a saúde do indivíduo, ou seja, além de aromatizar ambientes proporcionam saúde e bem estar, pois os óleos essenciais que são usados na aromaterapia são verdadeiramente integrativos no sentido de que podem exercer um poderoso efeito positivo sobre a mente, o corpo e o espírito.

Mas como saber se aquilo que o vendedor te oferece é Óleo Essencial PURO?

Algumas dicas na hora de comprar.

Antes de sair de casa anote em um papel o nome científico do óleo essencial que deseja comprar. Essências na grande maioria não colocam o nome científico da planta, apenas o nome popular.


Conhecer a Origem do óleo essencial é de extrema importância para que saibamos a qualidade do produto. E origem não é informado no rótulo das essências sintéticas. Ex: Lavanda – Origem: França.

A composição química de um óleo essencial é influenciada pelo seu país de produção. Ex: O óleo essencial de Lavanda - lavandula offícinalis produzido na França possui em média metade de sua composição linalol e a outra metade acetato de linalila o que lhe confere um efeito sedativo. Já o óleo essencial de Lavanda produzido no brasil possui em sua composição cineol o que a torna expectorante e estimulante.


Registro na ANVISA. Algumas marcas de essências possuem registro na anvisa, outras não. Mas óleos essenciais obrigatóriamente necessitam de Registro.

Modo de usar. A forma de utilização deve ser apresentada no rótulo do óleo essencial. Já as essências raramente apresentam em seu rótulo o modo de usar.


Conhecer os produtos que a marca oferece. Não existe óleo essencial de frutas como: morango, banana, abacaxi, kiwi. Existe apenas de frutas citrícas como laranja e limão.

A composição deve ser APENAS o nome cientíco da planta acrescentado no final da palavra o termo oil.

EX: Óleo essencial de lavanda – Nome científico: Lavandula Officinalis – Composição (comp): Lavandula officinalis flower oil.

Caso você encontre na composição: Lavandula officinalis flower oil e Mineral Oil. O produto entra na classificação como essência. Pois é um produto extremamente diluído e ineficaz para a utilização terapêutica.

Preço: Você não encontrará óleos essenciais sendo vendidos por 6,00 ou 10,00. Óleos essenciais são mais caros por necessitarem de grande quantidade de matéria prima e por serem na maioria das vezes importadas. Ex: Para produzir um frasco de 10 ml de óleo essencial de Lavanda é necessário 10kg a 15kg de FLORES de lavanda.

Resumindo:
Se o produto oferecido não possuir alguma das informações explicadas acima, CUIDADO! pois você pode levar para casa uma essência e não o óleo essencial puro e natural.



Fonte: http://harmoniearomaterapia.wordpress.com/2011/02/07/a-diferenca-entre-oleos-essenciais-e-essencias/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cursos Online de Terapias Holísticas

Os Cursos à distância (EAD) de Terapias Holísticas que ofereço tem como objetivo levar ao conhecimento do aluno como tratar o indivíduo como um todo, trazendo o reequilíbrio emocional, físico, mental e espiritual. 
A minha proposta de difundir tais conhecimentos começou em março de 2011 e desde então muitas pessoas se beneficiaram com este aprendizado. O primeiro curso lançado foi de Florais de Bach (em 2011), sendo que foi o primeiro também realizado em sala de videoconferência, em 2013, tendo grande sucesso. Os cursos ofertados por este site enquadram-se na categoria de CURSOS LIVRES e são legalizados, conforme Artigos 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e Normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC. O ensino livre a distância é a evolução do aprendizado. Através dele, proporciono a meus alunos uma formação de qualidade, adequada à realidade do mercado de trabalho, baseada em um formato totalmente inovador, com aulas em tempo real. Os Cursos são da…

O que é EFT?

A EFT - Emotional Freedom Techniques (Técnica de Libertação Emocional) – também pode ser chamada de “Acupuntura Emocional sem Agulhas”. A técnica se baseia em descobertas realizadas pelo Dr. Roger Callahan, PhD, psicólogo norte americano que também é estudioso de acupuntura e cinesiologia aplicada. O método consiste no desbloqueio dos canais energéticos, que são chamados de meridianos, enquanto o indivíduo se sintoniza em um problema emocional ou físico. Estes são os mesmos meridianos estudados pela acupuntura e pode-se dizer que a EFT é uma “versão emocional” desta outro técnica, sem no entanto precisar do uso de qualquer tipo de agulha. O desbloqueio é realizado através de leves batidas com as pontas dos dedos nos terminais dos meridianos, enquanto o paciente está sintonizado no problema através da repetição de frases lembretes (frases que trazem a tona os sentimentos negativos que precisam ser trabalhados, e indicam ao sistema energético o que está sendo tratado). Este processo é …

Curso Online de Terapia Floral de Bach

CURSO DE FORMAÇÃO EM TERAPIA FLORAL DE BACH 1. Apresentação Denominam-se “Remédios Florais de Bach” a série de 38 infusões naturais extraídas de flores silvestres da região de Gales, Grã-Bretanha, cujas propriedades curativas foram descobertas pelo médico Edward Bach entre os anos de 1926 e 1934. Os florais atuam transformando estados mentais e emocionais negativos em positivos. De uma maneira simples e eficaz, podemos transformar sentimentos como o medo, ansiedade, estresse, solidão, dentre outros, em virtudes opostas, como coragem, segurança, paz, felicidade e assim por diante. A profissão de Terapeuta Floral é definida pelo Governo Brasileiro, de acordo com a Comissão Nacional de Classificação (CONCLA) como Serviços de Terapia Floral, Código nº 8690-9/01, Atividades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Humana.
2. Público Alvo Este curso é indicado para terapeutas, estudantes, profissionais da área da saúde que buscam uma nova área de trabalho em Terapia Floral ou para qual…