Pular para o conteúdo principal

Antidepressivos podem alterar personalidade

A paroxetina – antidepressivo conhecido como inibidor seletivo de recaptação de serotonina (ISRS) – parece ter um efeito farmacológico específico na personalidade que é distinto da depressão, segundo estudo publicado na edição de dezembro da revista Archives of General Psychiatry.

De acordo com os autores, caso possa ser replicado, este padrão contrariaria a hipótese do estado de efeito, e apoiaria a ideia de que os efeitos dos ISRSs sobre a personalidade vão além e talvez contribuam para o seu efeito antidepressivo.

Pesquisadores norte-americanos avaliaram se pacientes com depressão maior em uso desses medicamentos antidepressivos relatam mais alterações nos sintomas neuróticos do que pacientes recebendo placebo, e examinaram os efeitos da hipótese de que o relato de alteração da personalidade durante o tratamento com ISRS seria apenas um viés de avaliação relacionado com a depressão.

Foram avaliados 120 pacientes que receberam paroxetina, 60 que receberam placebo e 60 que foram tratados com terapia cognitiva e comportamental. Aqueles que tomaram paroxetina relataram maior alteração da personalidade do que aqueles tratados com placebo, mas a vantagem da paroxetina sobre o placebo em relação à eficácia antidepressiva não permaneceu após controle para as alterações nos sintomas neuróticos (p=0,46) ou extroversão (p=0,14). Embora os pacientes tenham exibido melhora substancial da depressão, as análises mostraram pouca melhora nos sintomas neuróticos (p=0,08) ou na extroversão (p=0,50).

Por sua vez, a terapia comportamental produziu maior alteração na personalidade do que o placebo (p<0,01). Porém sua vantagem na neurose não foi mais significativa após controle para depressão (p=0,14).

De acordo com os especialistas, a redução da neurose durante o tratamento foi preditor de um menor número de recaídas entre aqueles que responderam à paroxetina (p=0,003), mas não entre aqueles que responderam à terapia comportamental (p=0,86). Assim, os pesquisadores concluíram que alguns antidepressivos podem ter um efeito determinante na personalidade do paciente.

FONTE: Arch Gen Psychiatry. Volume 66, Number 12, Dec 2009. Pages 1322-1330 citado por http://bibliomed.uol.com.br

Comentários

  1. Alexandre, o texto está muito técnico. Precisa facilitar a compreensão dos leitores.

    Sugestão para o blog: coloque o espaço dos seguidores aí. Deve ficar maneiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! Paz e luz!

Postagens mais visitadas deste blog

O que é EFT?

A EFT - Emotional Freedom Techniques (Técnica de Libertação Emocional) – também pode ser chamada de “Acupuntura Emocional sem Agulhas”. A técnica se baseia em descobertas realizadas pelo Dr. Roger Callahan, PhD, psicólogo norte americano que também é estudioso de acupuntura e cinesiologia aplicada. O método consiste no desbloqueio dos canais energéticos, que são chamados de meridianos, enquanto o indivíduo se sintoniza em um problema emocional ou físico. Estes são os mesmos meridianos estudados pela acupuntura e pode-se dizer que a EFT é uma “versão emocional” desta outro técnica, sem no entanto precisar do uso de qualquer tipo de agulha. O desbloqueio é realizado através de leves batidas com as pontas dos dedos nos terminais dos meridianos, enquanto o paciente está sintonizado no problema através da repetição de frases lembretes (frases que trazem a tona os sentimentos negativos que precisam ser trabalhados, e indicam ao sistema energético o que está sendo tratado). Este processo é …

Cursos Online de Terapias Holísticas

Os Cursos à distância (EAD) de Terapias Holísticas que ofereço tem como objetivo levar ao conhecimento do aluno como tratar o indivíduo como um todo, trazendo o reequilíbrio emocional, físico, mental e espiritual. 
A minha proposta de difundir tais conhecimentos começou em março de 2011 e desde então muitas pessoas se beneficiaram com este aprendizado. O primeiro curso lançado foi de Florais de Bach (em 2011), sendo que foi o primeiro também realizado em sala de videoconferência, em 2013, tendo grande sucesso. Os cursos ofertados por este site enquadram-se na categoria de CURSOS LIVRES e são legalizados, conforme Artigos 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e Normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC. O ensino livre a distância é a evolução do aprendizado. Através dele, proporciono a meus alunos uma formação de qualidade, adequada à realidade do mercado de trabalho, baseada em um formato totalmente inovador, com aulas em tempo real. Os Cursos são da…

Como são preparados os Florais?

Os Remédios Florais de Bach são essências de flores com vibrações que atuam diretamente sobre as emoções. As 38 flores com propridades curativas foram encontradas pelo médico inglês Dr. Edward Bach, nos anos 1930.
.
São necessárias apenas duas gotas de cada essência do frasco stock para se preparar um floral, com exceção do Rescue, onde são utilizadas quatro gotinhas.
.
Preparando um frasco de tratamento de 30 mL.
.
30% - 9 ml de brandy com 21 ml de água mineral
(validade de 30 dias)
.
20% - 6 ml de brandy com 24 ml de água mineral
(validade de 20 dias)
.
10% - 3 ml de brandy com 27 ml de água mineral
(validade de 10 dias)
.
Somente em água mineral (duração de apenas um dia).
.
Preparando Uma Fórmula De Tratamento
.
Prepare o frasco de tratamento com as diluições ideais, explicadas anteriormente,
.
Adicione duas gotas de cada floral escolhido, ou quatro gotas do Rescue, se for utilizá-lo,
.
Tomar quatro gotas, quatro vezes ao dia.
.
É importante lembrar.
.
O ideal é utilizar no máximo seis florais em…