Pular para o conteúdo principal

Óleo Essencial de Verbena



Nome Botânico:
Lippia citriodora.

Nome em inglês:
Verbena.

Outros Nomes:
Cidró.

Tipo de Planta:
Arbusto de pequeno porte.

Óleo Extraído:
Folhas

Aroma:
Herbal, cítrico e adocicado.
Lembra o Limão e a Erva-cidreira.

Origem:
Américas

Principais Constituintes:
Borneol, Geraniol, Linalol, Nerol (alcoóis), Citral (aldeído, cetona), Dipenteno, Limoneno e Mirceno (terpenos).

Propriedades:
Antisséptico, antiespasmódico, antidepressivo, afrodisíaco, digestivo, emoliente, estimulante do fígado/estômago, inseticida, desintoxicante e sedativo.

Principal Utilização:
Sistema Disgestivo:
Age controlando especialmente espasmos estomacais, náusea, indigestão e flatulência. Estimula o apetite e atua na bílis, auxiliando na digestão de gorduras.
Tem uma ação refrescante no fígado que suaviza inflamações e infecções, como na cirrose, e pode ser benéfico para o tratamento do alcoolismo.

Sistema Respiratório:
Trata bronquite, além de congestão nasal e dos seios da face. Acredita-se que previna contra convulsões e suavize tosses asmáticas.

Outras Utilizações:
Acalma palpitações do coração (taquicardia).
Trata problemas de pele, como acne, seborréia, queda e fraqueza de cabelo, pele oleosa, e tem efeito anti-séptico.

Psicologicamente:
É um ótimo anti-depressivo.
Tem efeito calmante para o sitema nervoso, alivia inquietação, tensão nervosa, insônia, desânimo, stress e ansiedade.
Considerado afrodisíaco devido ao efeito relaxante para a mente.

Combinações:
Laranja, Limão, Bergamota, Grapefuit, Tangerina, Capim-limão, Melissa, Litsea Cubeba, Erva-doce, Camomila, Gerânio, Neroli, Rosa, Alecrim, Lavanda.

Curiosidades:
A Verbena começou a surgir nos jardins ingleses no século XVIII. As bruxas tiravam proveito da reputação da verbena como afrodisíaco e utilizavam-na em suas porções de amor. A erva já foi aplicada em casos de inflamação nos olhos e feridas e inflamações bucais. Hoje o óleo é utilizado em grande escala na indústria cosmética, em sabonetes, perfumes, loções, colônias, cremes, etc. O óleo essencial é consideravelmente caro, devido a grande quantidade da erva para a sua extração. Precisam-se de 10.000 plantas para extrair 1 litro de óleo essencial.

Cuidados:
Usar bem diluído, pois pode causar irritação na pele. É fotossensível, portanto não se deve expor ao sol após o uso. Evitar em crianças e grávidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cursos Online de Terapias Holísticas

Os Cursos à distância (EAD) de Terapias Holísticas que ofereço tem como objetivo levar ao conhecimento do aluno como tratar o indivíduo como um todo, trazendo o reequilíbrio emocional, físico, mental e espiritual. 
A minha proposta de difundir tais conhecimentos começou em março de 2011 e desde então muitas pessoas se beneficiaram com este aprendizado. O primeiro curso lançado foi de Florais de Bach (em 2011), sendo que foi o primeiro também realizado em sala de videoconferência, em 2013, tendo grande sucesso. Os cursos ofertados por este site enquadram-se na categoria de CURSOS LIVRES e são legalizados, conforme Artigos 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e Normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC. O ensino livre a distância é a evolução do aprendizado. Através dele, proporciono a meus alunos uma formação de qualidade, adequada à realidade do mercado de trabalho, baseada em um formato totalmente inovador, com aulas em tempo real. Os Cursos são da…

O que é EFT?

A EFT - Emotional Freedom Techniques (Técnica de Libertação Emocional) – também pode ser chamada de “Acupuntura Emocional sem Agulhas”. A técnica se baseia em descobertas realizadas pelo Dr. Roger Callahan, PhD, psicólogo norte americano que também é estudioso de acupuntura e cinesiologia aplicada. O método consiste no desbloqueio dos canais energéticos, que são chamados de meridianos, enquanto o indivíduo se sintoniza em um problema emocional ou físico. Estes são os mesmos meridianos estudados pela acupuntura e pode-se dizer que a EFT é uma “versão emocional” desta outro técnica, sem no entanto precisar do uso de qualquer tipo de agulha. O desbloqueio é realizado através de leves batidas com as pontas dos dedos nos terminais dos meridianos, enquanto o paciente está sintonizado no problema através da repetição de frases lembretes (frases que trazem a tona os sentimentos negativos que precisam ser trabalhados, e indicam ao sistema energético o que está sendo tratado). Este processo é …

Curso Online de Terapia Floral de Bach

CURSO DE FORMAÇÃO EM TERAPIA FLORAL DE BACH 1. Apresentação Denominam-se “Remédios Florais de Bach” a série de 38 infusões naturais extraídas de flores silvestres da região de Gales, Grã-Bretanha, cujas propriedades curativas foram descobertas pelo médico Edward Bach entre os anos de 1926 e 1934. Os florais atuam transformando estados mentais e emocionais negativos em positivos. De uma maneira simples e eficaz, podemos transformar sentimentos como o medo, ansiedade, estresse, solidão, dentre outros, em virtudes opostas, como coragem, segurança, paz, felicidade e assim por diante. A profissão de Terapeuta Floral é definida pelo Governo Brasileiro, de acordo com a Comissão Nacional de Classificação (CONCLA) como Serviços de Terapia Floral, Código nº 8690-9/01, Atividades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Humana.
2. Público Alvo Este curso é indicado para terapeutas, estudantes, profissionais da área da saúde que buscam uma nova área de trabalho em Terapia Floral ou para qual…