Pular para o conteúdo principal

Chás podem ser perigosos para a saúde


Matéria exibida no Fantástico em 19.09.10.

Chás podem fazer mal à saúde. Muitos chás não tem comprovação científica de sua eficácia. Um desses é o chá da mãe-boa.

“No imaginário popular, a medicação natural não tem riscos. Isso não é verdade. Isso precisa ser desconstruído. Em tese, ela é mais perigosa”, alerta o presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Raymundo Paraná.

A planta que o povo conhece com o nome de mãe-boa é rasteira, cresce na beirada do mato. Um chá desses parece uma coisa inocente. Mas a verdade é que a mãe-boa nunca havia sido estudada. Os trabalhos feitos na Universidade Federal da Bahia (UFBA) mostraram que ela contém diversos componentes tóxicos para o fígado. Foi o uso continuado desse chá que destruiu o fígado de Lindiane.

“Foi uma doença muito rápida, coisa de dias”, conta a cabeleireira, de 26 anos. Ela vive com o marido no mesmo bairro da mãe e da irmã, Pirajá, na periferia de Salvador, Bahia.

“Eu estava bem de saúde. De repente, dormi. Quando acordei, estava toda amarela”, lembra Lindiane.

A pessoa que recebe uma prescrição das mãos de um médico confia. Não imagina que vai tomar um produto tóxico. Como um médico tem coragem de receitar um chá que nunca foi estudado? Um chá de toxicidade desconhecida?

Receitar qualquer medicamento, seja derivado de plantas ou não, sem conhecer as ações e os possíveis efeitos indesejáveis é inaceitável, é antiético.

“A medicina até pode ser chamada de alternativa, mas a ética não. A ética não é alternativa. A ética é igual para todo mundo”, ressalta Paraná.

“Em um sábado, eu senti dor nas pernas. No domingo já estava toda amarela. Os olhos e o corpo já estavam diferentes. A urina estava escura”, descreve Lindiane. “Foi então que começaram a descobrir que o problema era no fígado. Eu fiquei internada”.

Um dos lobos do fígado de Lidiane estava completamente necrosado. O resto do órgão estava muito alterado. O fígado inteiro da cabeleireira pesava cerca de 420 gramas, quando um órgão saudável pesa mais de 800 gramas.

No Brasil, a estimativa é de que ocorram três vezes mais transplantes de fígado pelo uso de plantas do que pelo uso de medicamentos convencionais.

“O problema pode ser ainda maior porque boa parte dos indivíduos que chegam a esses centros com hepatite chamada grave ou fulminante não reporta o uso dessas medicações, porque considera essas medicações absolutamente inocentes”, diz Paraná.

“Ela disse que o transplante tinha que ser feito com urgência. Eu tinha que conseguir um fígado com urgência, porque não sabia se eu ia passar daquele dia”, conta Lindiane.

A cabeleireira teve muita sorte. Foi salva por um fígado que chegou a tempo e hoje está curada.

O Brasil tem 119 laboratórios que fabricam fitoterápicos. A Anvisa, órgão do governo responsável pela fiscalização de medicamentos, já aprovou 512 remédios produzidos a partir de 162 plantas diferentes. Além desses fitoterápicos, a Anvisa aprovou este ano uma lista de 66 plantas e ervas para fazer chás, com as mais diversas e imprecisas alegações terapêuticas. Elas receberam o nome de drogas vegetais.

“O mundo inteiro tem interesse em fitomedicamentos. Os médicos reclamam que é preciso realizar mais estudos de segurança eficazes“, diz o pesquisador João Batista Calixto, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cursos Online de Terapias Holísticas

Os Cursos à distância (EAD) de Terapias Holísticas que ofereço tem como objetivo levar ao conhecimento do aluno como tratar o indivíduo como um todo, trazendo o reequilíbrio emocional, físico, mental e espiritual. 
A minha proposta de difundir tais conhecimentos começou em março de 2011 e desde então muitas pessoas se beneficiaram com este aprendizado. O primeiro curso lançado foi de Florais de Bach (em 2011), sendo que foi o primeiro também realizado em sala de videoconferência, em 2013, tendo grande sucesso. Os cursos ofertados por este site enquadram-se na categoria de CURSOS LIVRES e são legalizados, conforme Artigos 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e Normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC. O ensino livre a distância é a evolução do aprendizado. Através dele, proporciono a meus alunos uma formação de qualidade, adequada à realidade do mercado de trabalho, baseada em um formato totalmente inovador, com aulas em tempo real. Os Cursos são da…

Curso Online de Terapia Floral de Bach

CURSO DE FORMAÇÃO EM TERAPIA FLORAL DE BACH 1. Apresentação Denominam-se “Remédios Florais de Bach” a série de 38 infusões naturais extraídas de flores silvestres da região de Gales, Grã-Bretanha, cujas propriedades curativas foram descobertas pelo médico Edward Bach entre os anos de 1926 e 1934. Os florais atuam transformando estados mentais e emocionais negativos em positivos. De uma maneira simples e eficaz, podemos transformar sentimentos como o medo, ansiedade, estresse, solidão, dentre outros, em virtudes opostas, como coragem, segurança, paz, felicidade e assim por diante. A profissão de Terapeuta Floral é definida pelo Governo Brasileiro, de acordo com a Comissão Nacional de Classificação (CONCLA) como Serviços de Terapia Floral, Código nº 8690-9/01, Atividades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Humana.
2. Público Alvo Este curso é indicado para terapeutas, estudantes, profissionais da área da saúde que buscam uma nova área de trabalho em Terapia Floral ou para qual…

O poder dos óleos essenciais

1. O óleo essencial de lavanda é um calmante natural que tem potencial efeito regulador do sistema nervoso. Combate insegurança, carência afetiva e insônia e é superseguro para ser usado em crianças e bebês. Pingue 05 gotas deste óleo essencial em 20 mL de óleo vegetal de semente de uva e massageie o abdome dos pequenos para aliviar cólicas e nervosismo ou ainda pingue 02 gotas do óleo essencial na água do banho para o mesmo efeito.


2. Ylang-Ylang resulta num óleo de essência afrodisíaca, estimulante dos sentidos.
Seu aroma floral é muito agradável. Cria uma atmosfera de romance que enternece o coração e facilita a expressão da afetividade. Ajuda bastante em casos de choque, pânico e depressão pós-parto aliviando as constrições da alma e reconfortando as mágoas.
Para uma noite terapêutica, pingue 01 gota no travesseiro e 01 gota nos lençóis. Relaxe e aproveite!


3. O alecrim veio do mediterrâneo. Seu nome de origem latina, 'rosmarinus', significa "orvalho do mar", pois …