Pular para o conteúdo principal

Chás podem ser perigosos para a saúde


Matéria exibida no Fantástico em 19.09.10.

Chás podem fazer mal à saúde. Muitos chás não tem comprovação científica de sua eficácia. Um desses é o chá da mãe-boa.

“No imaginário popular, a medicação natural não tem riscos. Isso não é verdade. Isso precisa ser desconstruído. Em tese, ela é mais perigosa”, alerta o presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Raymundo Paraná.

A planta que o povo conhece com o nome de mãe-boa é rasteira, cresce na beirada do mato. Um chá desses parece uma coisa inocente. Mas a verdade é que a mãe-boa nunca havia sido estudada. Os trabalhos feitos na Universidade Federal da Bahia (UFBA) mostraram que ela contém diversos componentes tóxicos para o fígado. Foi o uso continuado desse chá que destruiu o fígado de Lindiane.

“Foi uma doença muito rápida, coisa de dias”, conta a cabeleireira, de 26 anos. Ela vive com o marido no mesmo bairro da mãe e da irmã, Pirajá, na periferia de Salvador, Bahia.

“Eu estava bem de saúde. De repente, dormi. Quando acordei, estava toda amarela”, lembra Lindiane.

A pessoa que recebe uma prescrição das mãos de um médico confia. Não imagina que vai tomar um produto tóxico. Como um médico tem coragem de receitar um chá que nunca foi estudado? Um chá de toxicidade desconhecida?

Receitar qualquer medicamento, seja derivado de plantas ou não, sem conhecer as ações e os possíveis efeitos indesejáveis é inaceitável, é antiético.

“A medicina até pode ser chamada de alternativa, mas a ética não. A ética não é alternativa. A ética é igual para todo mundo”, ressalta Paraná.

“Em um sábado, eu senti dor nas pernas. No domingo já estava toda amarela. Os olhos e o corpo já estavam diferentes. A urina estava escura”, descreve Lindiane. “Foi então que começaram a descobrir que o problema era no fígado. Eu fiquei internada”.

Um dos lobos do fígado de Lidiane estava completamente necrosado. O resto do órgão estava muito alterado. O fígado inteiro da cabeleireira pesava cerca de 420 gramas, quando um órgão saudável pesa mais de 800 gramas.

No Brasil, a estimativa é de que ocorram três vezes mais transplantes de fígado pelo uso de plantas do que pelo uso de medicamentos convencionais.

“O problema pode ser ainda maior porque boa parte dos indivíduos que chegam a esses centros com hepatite chamada grave ou fulminante não reporta o uso dessas medicações, porque considera essas medicações absolutamente inocentes”, diz Paraná.

“Ela disse que o transplante tinha que ser feito com urgência. Eu tinha que conseguir um fígado com urgência, porque não sabia se eu ia passar daquele dia”, conta Lindiane.

A cabeleireira teve muita sorte. Foi salva por um fígado que chegou a tempo e hoje está curada.

O Brasil tem 119 laboratórios que fabricam fitoterápicos. A Anvisa, órgão do governo responsável pela fiscalização de medicamentos, já aprovou 512 remédios produzidos a partir de 162 plantas diferentes. Além desses fitoterápicos, a Anvisa aprovou este ano uma lista de 66 plantas e ervas para fazer chás, com as mais diversas e imprecisas alegações terapêuticas. Elas receberam o nome de drogas vegetais.

“O mundo inteiro tem interesse em fitomedicamentos. Os médicos reclamam que é preciso realizar mais estudos de segurança eficazes“, diz o pesquisador João Batista Calixto, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso Online de Terapia Floral de Bach

CURSO DE FORMAÇÃO EM TERAPIA FLORAL DE BACH 1. Apresentação Criados pelo Dr. Edward Bach nos anos 30, os florais são essências vibracionais extraídas de flores silvestres que atuam transformando estados mentais e emocionais negativos em positivos. De uma maneira simples e eficaz, podemos transformar sentimentos como o medo, ansiedade, estresse, solidão, dentre outros, em virtudes opostas, como coragem, segurança, paz, felicidade e assim por diante. 2. Público Alvo Este curso é indicado para terapeutas, estudantes, profissionais da área da saúde que buscam uma nova área de trabalho em Terapia Floral de Bach ou para qualquer pessoa que deseja aumentar seu conhecimento e melhorar a sua saúde e qualidade de vida. Não há pré-requisitos. 3.Objetivo Formar Terapeutas Florais no sistema inglês conhecido como “Florais de Bach”, desenvolvendo e preparando profissionais com a capacidade de tratamento total do Ser, como um todo. 4. Metodologia Este Curso é ministrado n

Cursos Online de Terapias Holísticas

Os Cursos à distância (EAD) de Terapias Holísticas que ofereço tem como objetivo levar ao conhecimento do aluno como tratar o indivíduo como um todo, trazendo o reequilíbrio emocional, físico, mental e espiritual.  A minha proposta de difundir tais conhecimentos começou em março de 2011 e desde então muitas pessoas se beneficiaram com este aprendizado.  O primeiro curso lançado foi de Florais de Bach (em 2011) , sendo que foi o primeiro também realizado em sala de videoconferência, em 2013, tendo grande sucesso. Os cursos ofertados por este site enquadram-se na categoria de CURSOS LIVRES e são legalizados, conforme Artigos 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394 , Decreto Presidencial nº 5.154 e Normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC . O ensino livre a distância é a evolução do aprendizado. Através dele, proporciono a meus alunos uma formação de qualidade, adequada à realidade do mercado de trabalho, baseada em um formato totalmente inovador, com aulas em tempo

Como são preparados os Florais?

Os Remédios Florais de Bach são essências de flores com vibrações que atuam diretamente sobre as emoções. As 38 flores com propridades curativas foram encontradas pelo médico inglês Dr. Edward Bach, nos anos 1930. . São necessárias apenas duas gotas de cada essência do frasco stock para se preparar um floral, com exceção do Rescue, onde são utilizadas quatro gotinhas. . Preparando um frasco de tratamento de 30 mL. . 30% - 9 ml de brandy com 21 ml de água mineral (validade de 30 dias) . 20% - 6 ml de brandy com 24 ml de água mineral (validade de 20 dias) . 10% - 3 ml de brandy com 27 ml de água mineral (validade de 10 dias) . Somente em água mineral (duração de apenas um dia). . Preparando Uma Fórmula De Tratamento . Prepare o frasco de tratamento com as diluições ideais, explicadas anteriormente, . Adicione duas gotas de cada floral escolhido, ou quatro gotas do Rescue, se for utilizá-lo, . Tomar quatro gotas, quatro vezes ao dia. . É importante lembrar . . O ideal é utilizar no máximo