Pular para o conteúdo principal

Óleo Essencial - Bergamota








Nome Botânico:
Citrus bergamia

Tipo de Planta:
Variedade enxertada com árvores de laranja amarga

Óleo Extraído de:
Casca do fruto

Aroma:
Fresco, floral, cítrico e requintado.
O aroma é doce e cítrico, mas tem uma qualidade floral e perfumada, ausente no limão e na laranja.

Origem:
Itália

Principais Constituintes:
D Limonene, Linalil Acetato, Linalol, Gama Terpinene, Bergaptene, Acido Cinâmico, Acido Benzóico, Estiracina, Fenilpropila.

Propriedades:
Antisséptico, antibiótico, antiespasmódico, carminativo, tônico estomacal, antidepressivo, sedativo, antitérmico, vermífugo, cicatrizante, expectorante, estimulante imunitário.

Principal Utilização:
Sistema Circulatório e Linfático -
(estimulante para a circulação, elimina toxinas, gorduras localizadas e a celulite)

Sistema Digestivo -
(tem ação calmante sobre o estomago, especialmente em estados de tensão nervosa, trata distúrbios gástricos como diarréia, prisão de ventre, indigestão, cólica, flatulência)

Tratamento de Pele -
(de mista e oleosa, acne, cicatriz, infecções, psoríases, eczema nervoso, herpes, dermatite, rachaduras e fissuras, seborréia, desodorizador da pele. Tem efeito de aumentar a capacidade fotossintética da pele, que por essa razão bronzeia mais prontamente quando hidratada com o óleo diluído em cremes.)

Outras Utilizações:
Antisséptico (desinfetante bucal, usado como tônico da gengiva e útil no tratamento de aftas e inflamação de garganta e mal hálito. Cistites e infecções do trato urinário. Infecções e inflamações na área genital).
Imunidade (ótimo imunoestimulante, benéfico para casos de resfriado, bronquite e febre e doenças que atacam as defesas do organismo)
Repelente para insetos. Purificador do ar.
.
Psicologicamente:
Estimula e acalma o sistema nervoso ao mesmo tempo, alivia ansiedade, stress, insônia, tensão nervosa e fobias. Estimula o ânimo, bom humor, vigor mental e físico.
É um dos mais poderosos óleos contra a depressão e apatia. Reanima e levanta o astral.
.
Curiosidades:
É uma das essências mais usadas na indústria da perfumaria e o principal componente da receita clássica da Água de Colonia (Eau de Cologne) além da Lavanda, Rosa, Néroli, Cedro e Alecrim.
O óleo tambem é usado para aromatizar o chá Earl Grey. O óleo essencial de Bergamota foi usado na medicina popular italiana durante muitos anos, basicamente contra febres e vermes.
.
Combinações:
Combina bem com praticamente todos os outros óleos essenciais, dando um aroma fresco e perfumado a mistura.
É um ótimo ingrediente para óleos de massagens antiestresse e relaxantes.
.
Cuidados:
* Jamais deve ser usado puro sobre a pele na presença da luz solar ou da ultravioleta. Mesmo quando diluído em óleo vegetal, lembre-se que ele não protege a sua pele da queimadura dos raios solares.
Usar diluído, não se expor ao sol depois e evitar na gravidez.

Extraído da Comunidade Aromaterapia Prática:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=103981749&tid=5509843291540882605

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cursos Online de Terapias Holísticas

Os Cursos à distância (EAD) de Terapias Holísticas que ofereço tem como objetivo levar ao conhecimento do aluno como tratar o indivíduo como um todo, trazendo o reequilíbrio emocional, físico, mental e espiritual. 
A minha proposta de difundir tais conhecimentos começou em março de 2011 e desde então muitas pessoas se beneficiaram com este aprendizado. O primeiro curso lançado foi de Florais de Bach (em 2011), sendo que foi o primeiro também realizado em sala de videoconferência, em 2013, tendo grande sucesso. Os cursos ofertados por este site enquadram-se na categoria de CURSOS LIVRES e são legalizados, conforme Artigos 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e Normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC. O ensino livre a distância é a evolução do aprendizado. Através dele, proporciono a meus alunos uma formação de qualidade, adequada à realidade do mercado de trabalho, baseada em um formato totalmente inovador, com aulas em tempo real. Os Cursos são da…

O que é EFT?

A EFT - Emotional Freedom Techniques (Técnica de Libertação Emocional) – também pode ser chamada de “Acupuntura Emocional sem Agulhas”. A técnica se baseia em descobertas realizadas pelo Dr. Roger Callahan, PhD, psicólogo norte americano que também é estudioso de acupuntura e cinesiologia aplicada. O método consiste no desbloqueio dos canais energéticos, que são chamados de meridianos, enquanto o indivíduo se sintoniza em um problema emocional ou físico. Estes são os mesmos meridianos estudados pela acupuntura e pode-se dizer que a EFT é uma “versão emocional” desta outro técnica, sem no entanto precisar do uso de qualquer tipo de agulha. O desbloqueio é realizado através de leves batidas com as pontas dos dedos nos terminais dos meridianos, enquanto o paciente está sintonizado no problema através da repetição de frases lembretes (frases que trazem a tona os sentimentos negativos que precisam ser trabalhados, e indicam ao sistema energético o que está sendo tratado). Este processo é …

Curso Online de Terapia Floral de Bach

CURSO DE FORMAÇÃO EM TERAPIA FLORAL DE BACH 1. Apresentação Denominam-se “Remédios Florais de Bach” a série de 38 infusões naturais extraídas de flores silvestres da região de Gales, Grã-Bretanha, cujas propriedades curativas foram descobertas pelo médico Edward Bach entre os anos de 1926 e 1934. Os florais atuam transformando estados mentais e emocionais negativos em positivos. De uma maneira simples e eficaz, podemos transformar sentimentos como o medo, ansiedade, estresse, solidão, dentre outros, em virtudes opostas, como coragem, segurança, paz, felicidade e assim por diante. A profissão de Terapeuta Floral é definida pelo Governo Brasileiro, de acordo com a Comissão Nacional de Classificação (CONCLA) como Serviços de Terapia Floral, Código nº 8690-9/01, Atividades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Humana.
2. Público Alvo Este curso é indicado para terapeutas, estudantes, profissionais da área da saúde que buscam uma nova área de trabalho em Terapia Floral ou para qual…